Racismo

Caracterização

O desporto desempenha na sociedade um papel transversal. É fator de integração social, de promoção da educação, da diversidade e da saúde pública.

Paralelamente, reforça os valores do respeito mútuo, da tolerância, não discriminação e fair-play. Assume, assim, um papel acrescido, enquanto instrumento de inclusão social, na luta contra o racismo, a violência, contra a xenofobia, a intolerância, numa palavra, contra as más práticas.

Em particular, os jogadores, enquanto principais protagonistas são seguidos por milhares de jovens e adeptos.

Neste contexto, compete ao Sindicato convocar os jogadores e, paralelamente, as instituições com responsabilidade social, para em conjunto combater este fenómeno.

Embaixador

Abel Xavier (Nampula, 30 de novembro de 1972) jogou em 14 clubes de oito países diferentes. Português com sangue africano, fez carreira na Europa e acabou-a na América, jogou na Seleção Portuguesa (20 internacionalizações; 2 golos), disputou um Europeu e um Mundial e tornou-se num dos ícones da sua geração, fruto de uma personalidade forte, de uma imagem característica e de um discurso marcante, que tanto aborda futebol como religião.

Abel Xavier considera-se um cidadão do mundo e aceitou o desafio do Sindicato dos Jogadores para ser o embaixador da Semana contra o Racismo e a Violência no Desporto.

O que é o racismo?

Racismo é definido como um comportamento hostil dirigido às pessoas ou aos grupos sociais que pertencem a outras raças e/ou etnias. É, ainda, uma reunião dos conceitos que afirma existir uma hierarquia entre etnias e/ou raças. De modo mais amplo, racismo tem a ver com poder e privilégios. Ele manifesta-se quando as pessoas agem em relação a outros, tendo por base a ideia de que uma raça é inerentemente superior à outra.

Por que o racismo é um problema?

O racismo adoece, mata, desumaniza. Um estudo da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, liderado pela socióloga
Trenett Clark, afirma que a discriminação explícita é uma fonte frequente de problemas de saúde, na sua maioria psicológicos, como depressão, ansiedade e baixa autoestima, ou de dependência de drogas. Outro estudo, publicado no Jornal da Associação Americana de Saúde Pública, mostra que a discriminação racial está ligada a taxas elevadas de hipertensão.

O que é o racismo online?

Nada mais é do que o reflexo do racismo do dia-a-dia nas
plataformas digitais. Se o racismo é um fenómeno social, é natural que a
Internet seja um espaço onde esse fenómeno também se manifeste. No entanto, a
visibilidade e a sensação de anonimato e impunidade que a rede passa aos
agressores amplificam e potenciam o racismo na Internet.

Ações

– Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto

Memorando de entendimento “Futebol é União”: Documento que pretende conjugar as forças de diversas entidades do desporto no combate ao racismo, à violência, à xenofobia, à intolerância e à discriminação que afeta a sociedade em geral e o desporto em particular.

Ações nos estádios: Exibição de faixas nos jogos do futebol português.

– Roadshow nas escolas: Ação de sensibilização nas escolas preparatórias e secundárias com vista à consciencialização juvenil para o problema do racismo e da violência no desporto.

Sabias que

– O Sindicato dos Jogadores foi distinguido pela Agência Europeia de Direitos Fundamentais (FRA), devido aos seus projetos de natureza social.

Objetivos

– Promover o futebol e os valores do respeito, fair-play e tolerância;

– Valorizar a inclusão social no e pelo desporto;

– Enfatizar a função do desporto enquanto unificador da sociedade, fomentando espaços de convívio e de tolerância;

– Promover a participação dos jovens em atividades salutares, evitando o desvio para práticas de risco;

– Combater a crise de valores e a desintegração e exclusão social.